O Nosso Projeto - Comer com os Olhos, Sabores da Lusofonia
1. Descrição:
Este projeto convida as e os estudantes a embarcarem numa viagem culinária pelos países de língua portuguesa, através da exploração de diversas culturas gastronómicas, onde os participantes descobrirão e partilharão não só receitas tradicionais e a história por trás dos pratos mais emblemáticos de cada país, mas também o património linguístico sobre a alimentação e vários produtos colaborativos.
Este projeto está dirigido às e aos estudantes do 9.º ano / 3.º ESO
2- Objetivos:
Promover o intercâmbio cultural através da exploração culinária dos diferentes países.
Ampliar o conhecimento sobre a diversidade gastronómica e a sua relação com cada país.
Aumentar o conhecimento de expressões idiomáticas e provérbios sobre alimentação.
Promover a criatividade, a inovação, a integração curricular, a interdisciplinaridade e a colaboração em vários desafios, entre estudantes e professores.
Proporcionar aos alunos diferentes situações de aprendizagem e convívio saudável, desenvolvendo um espírito de cooperação, compreensão e respeito mútuo, através de regras de convívio que contribuam para a sua educação cívica como cidadãos responsáveis e envolvidos.
Desenvolver competências linguísticas através da comunicação entre os diferentes sotaques do português.
Promover competências digitais através de ferramentas digitais online para pesquisar, colaborar, construir conhecimento, criar e apresentar as atividades.
Incutir o respeito pela diversidade cultural.
Incentivar hábitos alimentares sustentáveis e saudáveis.
Preservar e valorizar o património linguístico e gastronómico de cada país.
3- Processo de trabalho:
Todo o alumnado terá um papel ativo e colaborativo nas atividades, tendo em conta as funções partilhadas e a responsabilidade pelo desenvolvimento das tarefas.
Os alunos trabalharão com o seu grupo e também em equipas mistas para que a aprendizagem do português seja feita em contexto real. O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo 202/2026, com o seguinte cronograma:
- Setembro
- Formação dos grupos
- Outubro
- Concurso “O teu logo, a tua marca”.
- Diário de sabores (criar um mural com os produtos mais tradicionais de cada um dos países de língua portuguesa; apresentar a história, curiosidades e lendas dos pratos típicos.
- Novembro
- Diário de sabores (criar um mural com os produtos mais tradicionais de cada um dos países de língua portuguesa; apresentar a história, curiosidades e lendas dos pratos típicos.
- Dezembro
- Criação de postais/cartões de Natal com uma mensagem de sensibilização para uma alimentação saudável.
- Sabores da Lusofonia: receitas natalinas e tradições familiares: partilhar, num mural (textos, fotos, vídeos...).
- Janeiro
- Uma viagem multilingue pelos sabores: pesquisa e criação de um livro digital com frases feitas, modismos e expressões coloquiais sobre alimentos em português e galego.
- Sabedoria à mesa: provérbios (pesquisa e criação de uma apresentação com provérbios sobre alimentos).
- Um banquete de leituras e receitas: leitura em vários idiomas de receitas e trechos de livros sobre alimentação com gravação de áudio e/ou vídeo.
- Fevereiro
- Concurso culinário “Sobremesas com amor”.
- A árvore dos sentimentos e sabores (partilhar uma mensagem carinhosa e uma receita especial ou criativa - receita da amizade, receita do amor...).
- Comemoração do Dia da Internet Segura (cartazes com dicas)
- Março
- Da mesa para o futuro: explorando tipos de alimentação (a dieta mediterrânea, a comida de plástico, a alimentação macrobiótica, a alimentação vegetariana, a alimentação orgânica, a alimentação vegana, a alimentação do futuro).
- Abril
- Delícias em micro-histórias colaborativas assistidas por IA.
- Festival gastronômico “A diversidade que nos une”, ligando também a música e a dança.
- Maio
- Inventando juntos uma receita global: cada grupo escolhe dois ingredientes, inventa como se faz e cria a receita.
- Cozinha da Lusofonia: um livro de receitas colaborativo (elaboração de um livro digital com receitas de cada país de língua portuguesa.
- Junho
- Avaliação final do projeto pelas pelos estudantes e divulgação do projeto (páginas web de do centro, redes sociais, jornais...).
4- Resultados esperados:
Os produtos criados (textos, livros digitais, vídeos, apresentações, receita global...) serão publicados em murais digitais e em e-books.
©2025-2026 (Portugués 3º ESO C)©
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