O Nosso Projeto - Comer com os Olhos, Sabores da Lusofonia



 Nome do projeto: “Comer com os olhos!” – Sabores da Lusofonia-

1. Descrição:

Este projeto convida as e os estudantes a embarcarem numa viagem culinária pelos países de língua portuguesa, através da exploração de diversas culturas gastronómicas, onde os participantes descobrirão e partilharão não só receitas tradicionais e a história por trás dos pratos mais emblemáticos de cada país, mas também o património linguístico sobre a alimentação e vários produtos colaborativos.

Este projeto está dirigido às e aos estudantes do 9.º ano / 3.º ESO


2- Objetivos:

  • Promover o intercâmbio cultural através da exploração culinária dos diferentes países.

  • Ampliar o conhecimento sobre a diversidade gastronómica e a sua relação com cada país.

  • Aumentar o conhecimento de expressões idiomáticas e provérbios sobre alimentação.

  • Promover a criatividade, a inovação, a integração curricular, a interdisciplinaridade e a colaboração em vários desafios, entre estudantes e professores.

  • Proporcionar aos alunos diferentes situações de aprendizagem e convívio saudável, desenvolvendo um espírito de cooperação, compreensão e respeito mútuo, através de regras de convívio que contribuam para a sua educação cívica como cidadãos responsáveis e envolvidos.

  • Desenvolver competências linguísticas através da comunicação entre os diferentes sotaques do português.

  • Promover competências digitais através de ferramentas digitais online para pesquisar, colaborar, construir conhecimento, criar e apresentar as atividades.

  • Incutir o respeito pela diversidade cultural.

  • Incentivar hábitos alimentares sustentáveis e saudáveis.

  • Preservar e valorizar o património linguístico e gastronómico de cada país.

3- Processo de trabalho:

Todo o alumnado terá um papel ativo e colaborativo nas atividades, tendo em conta as funções partilhadas e a responsabilidade pelo desenvolvimento das tarefas.

Os alunos trabalharão com o seu grupo e também em equipas mistas para que a aprendizagem do português seja feita em contexto real. O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo 202/2026, com o seguinte cronograma:

  • Setembro

- Formação dos grupos

  • Outubro

- Concurso “O teu logo, a tua marca”.

- Diário de sabores (criar um mural com os produtos mais tradicionais de cada um dos países de língua portuguesa; apresentar a história, curiosidades e lendas dos pratos típicos.

  • Novembro

- Diário de sabores (criar um mural com os produtos mais tradicionais de cada um dos países de língua portuguesa; apresentar a história, curiosidades e lendas dos pratos típicos.

  • Dezembro

- Criação de postais/cartões de Natal com uma mensagem de sensibilização para uma alimentação saudável.

- Sabores da Lusofonia: receitas natalinas e tradições familiares: partilhar, num mural (textos, fotos, vídeos...).

  • Janeiro

- Uma viagem multilingue pelos sabores: pesquisa e criação de um livro digital com frases feitas, modismos e expressões coloquiais sobre alimentos em português e galego.

- Sabedoria à mesa: provérbios (pesquisa e criação de uma apresentação com provérbios sobre alimentos).

- Um banquete de leituras e receitas: leitura em vários idiomas de receitas e trechos de livros sobre alimentação com gravação de áudio e/ou vídeo.

  • Fevereiro

- Concurso culinário “Sobremesas com amor”.

- A árvore dos sentimentos e sabores (partilhar uma mensagem carinhosa e uma receita especial ou criativa - receita da amizade, receita do amor...).

- Comemoração do Dia da Internet Segura (cartazes com dicas)

  • Março

- Da mesa para o futuro: explorando tipos de alimentação (a dieta mediterrânea, a comida de plástico, a alimentação macrobiótica, a alimentação vegetariana, a alimentação orgânica, a alimentação vegana, a alimentação do futuro).

  • Abril

- Delícias em micro-histórias colaborativas assistidas por IA.

- Festival gastronômico “A diversidade que nos une”, ligando também a música e a dança.

  • Maio

- Inventando juntos uma receita global: cada grupo escolhe dois ingredientes, inventa como se faz e cria a receita.

- Cozinha da Lusofonia: um livro de receitas colaborativo (elaboração de um livro digital com receitas de cada país de língua portuguesa.

  • Junho

- Avaliação final do projeto pelas pelos estudantes e divulgação do projeto (páginas web de do centro, redes sociais, jornais...).


4- Resultados esperados:

Os produtos criados (textos, livros digitais, vídeos, apresentações, receita global...) serão publicados em murais digitais e em e-books.


©2025-2026 (Portugués 3º ESO C)©

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